Pesquisando procurei em vários sites acadêmicos que pudessem responder alguns entre muitos questionamentos sobre os alunos/as da EJA encontrei no portal do MEC "caderno Eja 1", onde traz informações, estratégias e procedimentos que possam ajudar os educadores a conhecer melhor esses sujeitos.
SECAD apresenta a coleção Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos, composta de cinco cadernos temáticos. O material trata de situações concretas, familiares aos professores/as, Permite a visualização de modelos que podem ser comparados com suas práticas, a partir das quais são ampliadas as questões teóricas.(...)(p.01)
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Ha varias questões que abordam o perfil dos sujeitos da educação jovem e adultos, tais como: qual a pratica para ensinar esses sujeitos, de onde vem esses sujeitos,porque procuram o curso,o que buscam saber,do que já sabem em sua experiências de vida,o que ainda não sabem,suas relações com a realidade letrada, onde vivem,qual o seu espaço na sociedade.
Ha varia formas/caminhos de chegar ao saber com esses sujeitos da Eja.
Olhar, escutar, tocar, cheirar e saborear são aberturas para nosso. Mundo interior ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenho e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pintura e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.(p.07)
(...)as escolas para jovens e adultos recebem alunos e alunas com traços de vida, origens, idades, vivências profissionai , históricos escolares,ritmos de aprendizagem e estruturas pensamento completamente avariados. a cada realidade corresponde um tipo de aluno e não poderia ser de outra forma, são pessoas que vivem no mundo adulto do trabalho, com responsabilidades sociais e familiares, com valores formados a partir da experiência, do ambiente e da realidade cultural éticos morais que são inseridos.(p.04)
Esses recortes nos mostram algumas abordagens que encontrei no caderno da EJA procurando o saber a respeitos desses sujeitos/jovem/adultos, achei importante entre outros que poderá ler acessando o endereço, responde a questionamento. O caderno da EJA nos mostra semelhança entre esses sujeitos de varias regiões do Brasil, porém, com a mesma busca, desafios e com dificuldades sócio econômica que leva essa procura do saber fora de uma idade considerada regular/própria. Retorna aos estudos pra essas pessoas depois de adultas após passarem anos longe da escola, ou até daqueles que inicia a vida escolar nessa fase da vida, é bastante peculiar.
Protagonizam histórias reais e ricas em experiências vividas.
Simone Aires
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